Como reutilizar o que já tem em casa para tornar a sua vida mais sustentável (e poupar dinheiro)
Após conhecer o estilo de vida desperdício zero, muitos de nós nos queremos ver livres do plástico presente na nossa vida, sem ver qualquer benefício para o mesmo.

E sentimos também a vontade de adquirir novos produtos feitos de materiais recicláveis e sustentáveis quando temos nas nossas casas coisas que cumprem os mesmos objectivos que novos produtos cumpririam.

Queres reutilizar coisas que tem na sua casa?

Abaixo damos 8 ideias de como o fazer.

1. Sacos reutilizáveis
Quase todas as casas têm um destes. Ninguém sabe muito bem como foram lá parar mas a verdade é que servem um óptimo propósito e são reutilizáveis, o que significa que não estás a adquirir mais plástico que eventualmente irá parar a um aterro sanitário, e poupas dinheiro! Com eles já não precisas de comprar mais sacos de plástico.

2. “Toalhas de papel” e panos de limpeza
Sabes aquela t-shirt velha ou o lençol meio rasgado que tens na tua posse e que estavas a pensar deitar fora? Não deites! Podes cortá-lo em pedaços e usá-lo para outras coisas: panos para limpar pó ou limpar a casa de banho. E também os podes usar na cozinha para substituires os rolos de papel que causam tanto desperdício ou para limpar as bancadas depois de lavares a loiça.
Outra opção é usá-los às refeições (aqueles que estejam em melhor condições) em vez de guardanapos de papel.

3. Lenços
Outro artigo que costuma estar quase em todas as casas são os lenços que durante a nossa a infância vimos os nossos avós usarem. Para além de servirem o propósito de neles nos assoarmos, são bons numa emergência e são reutilizáveis! Basta lavá-los e estão como novos.

4. Embalagens de vidro
Sabes aqueles frascos de grão, molhos ou picles que compras no supermercado? Em vez que os deitares fora, guarda-os! São excelentes para guardar comida e servem outros propósitos como caneca móvel se quiseres levar a tua bebida contigo ou de embalagem para guardares os restos da refeição que não conseguiste terminar no restaurante.

5. Antigos tupperwares
Não os deites fora! São de plástico mas ainda são úteis! Se não os quiseres utilizar para guardar comida devido às toxinas que libertam quando aquecidos, podes sempre usá-los na tua casa para organizar gavetas e outros pequenos objectos. São também úteis se quiseres criar o teu pequeno jardim de ervas aromáticas em casa, utiliza-os como vasos!

6. Pratos para cobrir comida
Lembraste das películas aderentes que costumavas usar para guardar restos de frutas, legumes ou da comida que não comeste até ao fim no prato? Não as uses mais! Utiliza pratos para pores em cima do que queres guardar em vez disso. É fácil, poupas dinheiro e o ambiente também.

7. Vais comer fora? Leva talheres
Vais comer num local que não tens a certeza que tem talheres de metal? Leva os teus. Faz um pequeno kit de faca, garfo e colher embrulhados num guardanapo de pano e leva- os contigo. Assim podes recusar os talheres de plástico que te oferecerem.

8. Antigas escovas de dentes
Não deites fora todas as escovas de dentes que já não têm uso. Dá-lhes uma nova vida! Estas podem ser usadas para limpares coisas como azulejos, objectos mais pequenos ou mesmo bijuteria de prata e ouro.
Um dos três R’s do desperdício zero é o reutilizar e este é um dos mais importantes. Em vez de descartares tudo o que parece estar a chegar ao fim da sua vida, pensa na nova vida que lhe poderás dar e enquanto isso, poupas também algum dinheiro!

Beijinhos Marta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIY - ESFOLIANTE E TÓNICO FACIAL NATURAL

10 DICAS PARA UM JANTAR DISPERDÍCIO ZERO